quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Dicas de alimentação para seu cão

Dicas de alimentação para seu cão





Restos de comida, doces e petiscos podem fazer mal ao seu mascote


  • Dê ração de filhotes às cadelas gestantes a partir do 30º dia até o fim da lactação, para reduzir a chance de problemas futuros e aumentar sua vida reprodutiva.

  • O mesmo vale aos filhotes até chegarem à fase adulta.

  • Mesmo os cães de raças grandes devem receber dieta sem exageros, a fim de evitar calcificações indesejadas.

  • Cães precisam de abrasão para seus dentes como medida profilática à formação de tártaro. 

  • Ofereça algo como um osso ou um brinquedo rígido.

  • Evite oferecer petiscos comuns (biscoitos, chocolate, pipoca) para evitar alergias alimentares.

  • Não dê apenas carne, para evitar problemas de raquitismo nutricional decorrente do desequilíbrio entre cálcio e fósforo.

  • Uma ração de qualidade comprovada dispensa suplementação mineral ou vitamínica.

  • Ração seca reduz a incidência de tártaro.





Como alimentar o seu cão

Por mais simplória que possa parecer, a ração é a melhor opção para alimentar seu cão, posto que mesmo dando carne, legumes e ovos não conseguimos oferecer-lhes uma dieta completa e balanceada.

Se colocarmos na ponta do lápis uma dieta planejada para um cão, junto com o trabalho de balanceá-la com as quantidades certas, certamente a opção mais barata será a ração.

A diferença é que nossos canídeos têm origem em outros mais selvagens que, para se alimentarem, comiam a carne, a pele, o pelo e os ossos de suas caças.

fonte: pet Mag
-

domingo, 8 de dezembro de 2013

Unhas do cachorro – Como acostumar a cortar e lixar

Porque cortar as unhas

Duvido que exista algum dono com um peludo em casa que não tenha arranhões no seu carro, nas portas de casa, nos móveis e pior, na sua própria pele.

As unhas dos nossos peludos podem ficar extremamente "cortantes" por diversos motivos:

- no ambiente onde circula o piso é liso (azulejo, taco, laminados, mármore, etc..), tem vida sedentária ou passeia pouco – como as unhas têm um crescimento contínuo elas não são desgastadas o suficiente por falta de atrito com o solo. Se você escuta o "tic, tic, tic" do seu cão caminhando pode ter certeza que as unhas estão compridas.

- o cachorro rói a unha deixando-a com formato irregular e com lascas – isso acontece por tédio, ansiedade, alergia ou alguma dor

                      
  Arranhão feito por uma unha roída                 Unha roída

unha quebrada – como isso acontece? Sei lá! Porque o peralta tentou escalar um muro, arvore... (para alcançar uma presa), pisou de mau jeito em alguma superfície dura ou cavou, as unhas estão compridas, etc...

- a quinta unha está comprida – como não encostam no chão não são desgastadas e se tornam longas e afiadas. Do mesmo jeito que não podemos esquecer de calibrar o estepe, não podemos deixar de aparar a 5ª unha.

a unha foi cortada – algumas vezes ocorrem rachaduras e formam-se lascas ao se cortar a unha ou então ficam "restos" grudados e mais freqüentemente a maneira (o ângulo) como é cortada forma uma ponta afiada (quantas vezes já não aconteceu de seu querido voltar do banho do pet shop com as unhas curtas porém afiadas)

Unhas compridas são um perigo para nossos pertences, para nós e para os próprios cachorros que:
- se machucam ao se coçarem
- não tem firmeza para andar – os cachorros ficam de pé apoiados nos dedos (digitigrade) ao contrário, por exemplo, dos ursos que se apóiam na sola (plantigrade)
- podem ter problemas nas articulações, nos ossos, no quadril, na coluna ou pés deformados
- e nos piores dos casos, de tão compridas acabam entrando na própria pele

Composição da unha

É importante saber como é composta a unha do cachorro para evitar acidentes ao cortá-la.

No desenho podemos ver o interior da unha

a – camada externa – a capa é dura e constituída de material morto, assim como a parte branca de nossas unhas

b – entre a capa e a parte central tem uma área que é mais mole que a capa, mas também tem consistência firme (=queratina)

c – na parte central há uma área em formato de cone cheia de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Se for cortada causará dor e sangrará bastante. Esta é a parte viva da unha e é conhecida popularmente como "veia"

Como Cortar 
1 – Em primeiro lugar você deve inspecionar a área entre os dedos, as almofadas e a base das unhas para verificar se estão saudáveis, limpas e com o pelo desembaraçado (caso exista "nós" retire-os cuidadosamente com uma tesoura).
 
No caso dos nossos amigos de pelos longos é importante que os pelos ao redor da almofada e entre os dedos sejam bem aparados para evitar nós e que o cachorro escorregue nos pisos lisos.
          
 2 – Nas unhas brancas podemos ver claramente a cor rosada da "veia" o que facilita para determinar o ponto certo de onde se deve cortar, colocando o cortador num ângulo de 45º e deixando "uma folga" no final da "veia".

        

3 – Nas unhas pretas não dá para ver a "veia". Nesse caso corte um pedacinho, depois outro e quando enxergar um pontinho bem escuro pare, é a extremidade da "veia". (assista ao vídeo no final da página) 

         
 início da veia nas unhas brancas             início da veia nas unhas pretas

 
Dica: segure a pata do seu amigão e olhe a parte debaixo da unha.
- você vai perceber que existe uma fenda em toda sua extensão. È profunda na parte que se encontra com o dedo e vai se tornando cada vez mais rasa até desaparecer na ponta da unha. O fim da fenda corresponde ao início da "veia"
- deixe alguns milímetros e corte num ângulo de 45º graus.
Não entendeu? Então observe de outra maneira.
- olhe o desenho abaixo e você verá a forma de um triângulo na unha.
- esse triangulo está identificado na foto com uma seta. O corte da unha deve ser feito alguns milímetros antes do final do triângulo

          
     
 


Curiosidade: cachorros não têm unhas retráteis como os gatos. A cor das unhas é determinada pela cor da pele e pelagem ao redor. Este cachorro tem unhas pretas na pata marrom e uma mistura de unhas brancas e pretas na pata branca.


4 – Se a ponta da unha começar a sangrar coloque um pouco de estanca sangue e faça pressão por alguns segundos

5 – Agora se tiver receio de errar e machucar seu amigão ao cortar as unhas, você pode deixá-las mais curtas apenas lixando com o lado mais áspero de uma lixa de unhas ou com um produto próprio para pets como a lixa automática 
6 – Caso precise cortar unhas que estejam demasiadamente longas deve começar cortando só um pouquinho.
   - depois de alguns dias corte mais um pouco.
   - diminua o comprimento gradativamente, caso contrário, se cortá-las curtas de uma só vez acabará com um monte de sangue e um cachorro traumatizado.
   - devemos proceder assim porque conforme a unha cresce a "veia" também vai ficando mais longa
   - ao cortar um pouquinho estará retirando a camada protetora e a reação natural da "veia" será de encolher.
Veja o quadro:
              

  
                                                                           
Como acostumar seu cachorro

Qualquer que seja o objetivo cortar ou lixar é preciso, antes de qualquer coisa acostumar seu peludo a ser tocado nas patas, pernas, rabo, boca, orelhas, enfim no corpo todo, seja ele filhote ou adulto. Ele vai estar "no ponto" quando não esboçar nenhuma reação e estiver completamente relaxado durante o manuseio. Esse processo leva vários dias, as vezes semanas dependendo da personalidade e sensibilidade dele.

a ter as unhas cortadas

- utilize um cortador afiado
- acostume seu amigão com o cortador
  • comece deixando-o cheirá-lo
  • encoste e deslize o cortador pelas patas e dedos
  • Depois comece a brincar com os dedos, as unhas e assim por diante. Entendeu o espírito da coisa? Faça com que este momento seja agradável para ele
  • se o seu cachorro gosta de água (como Golden, Labrador) deixe-o brincar na água por um tempo ou então logo após o banho corte as unhas. Elas estarão mais macias e fáceis de cortar.
  • se o seu cachorro realmente detestar o cortador tente cortar somente uma unha, no dia seguinte corte outra até conseguir fazer uma pata inteira. Faça um pouco em cada sessão para ele ir se acostumando.
  • a minha vira lata Mel (que retirei das ruas com 2 anos de idade) odeia ter as unhas cortadas, mesmo tendo realizado todo o processo acima. Tentei cortar até quando estava dormindo profundamente, mas "nada de piripitibas", fracasso total. Até que, sem querer, descobri como fazer, coloquei-a em cima de uma mesa alta e "tchan, tchan, tchan, tchan, ficou um anjinho, consegui cortar de uma só vez as 22 unhas.
  • tenha paciência para acostumá-lo, pois valerá a pena.
  • não esqueça de elogiar e dar um petisco depois de cortar cada unha ou depois de ter terminado uma pata inteira. Converse com seu peludo durante todo o procedimento para tranqüilizá-lo e deixá-lo mais seguro.

a ter as unhas lixadas

- o processo deve ser realizado por alguns dias ou até semanas, dependendo da sensibilidade e temperamento do seu amigão
  • apresente a lixa automática e deixe-o cheirar e explorá-la. Por essa curiosidade e investigação elogie-o e dê um petisco
  • deixe a lixadeira no chão e coloque alguns pedaços de petiscos sobre ela (desligada) para que o cachorro a toque.
  • Em seguida ligue e desligue a lixadeira e ofereça um petisco quando a estiver examinando, explorando e por não ficar com medo do barulho.
  • No momento que obtiver êxito com essa parte do procedimento seu cachorro terá relacionado a lixadeira com uma recompensa. Não tenha pressa. Repita por vários dias até alcançar o objetivo.
  • Quando tiver superado essa fase, coloque seu peludo deitado de lado e encoste a lixadeira em apenas uma unha. Converse com ele e dê um petisco.
  • No dia seguinte encoste em duas unhas e assim por diante, dia após dia, aumentando gradualmente até completar uma pata, sempre seguido de elogios e pedaços de petisco.
  • Continue até conseguir completar as 4 patas e dê um grande petisco e elogio. Lembre-se que até então você apenas encostou a lixadeira nas unhas.
  • Finalmente poderá começar a lixar. Lixe apenas uma unha – não demore mais que 3 segundos – e encoste a lixadeira nas demais unhas. Pare e recomece no outro dia.
  • Faça uma unha por vez até conseguir completar uma pata. Continue a lixar agindo do mesmo jeito que fez quando simplesmente encostou a lixadeira
  • Torne esta experiência positiva para seu peludo e verá que ele irá fazer festa toda vez que mostrar a lixadeira

Dicas

nunca lixe qualquer unha que tenha sangrado

- não faça pressão com a lixadeira sobre a unha. A velocidade e a fricção da lixa são suficientes para executar o trabalho

- nunca lixe por mais de 3 segundos o mesmo local e nunca faça a mesma unha por mais de 3 segundos ininterruptos, pois tanto a lixa quanto a unha podem ficar quentes e assim machucar seu amigão. Por exemplo – faça 2 patas ao mesmo tempo, portanto fique 3 segundos na 1ª unha, depois na 2ª, depois na seguinte...até a última da primeira pata. Comece da mesma maneira na segunda pata, daí retorne à primeira pata e repita toda a seqüência

- sempre segure o dedo da unha que está lixando. Dessa maneira a unha ficará mais exposta, facilitando o trabalho e diminuirá a vibração na hora de lixar, deixando seu cachorro mais confortável e você terá um controle maior caso ele mova a pata

- corte e lixe as unhas a cada 2 – 4 semanas

- sempre inspecione as unhas do seu peludo. Isso leva apenas alguns segundos e podem te alertar sobre algum problema físico ou emocional.
  • se estiverem roídas pode ser um sinal de pulgas, alergia, ansiedade ou tédio.
  • se tiverem um desgaste desigual pode ser que seu cachorro esteja arrastando a pata ao caminhar devido talvez a um músculo ou almofada machucados ou ainda algum problema de saúde. As vezes o "arrasto" ocorre só de vez em quando e na maioria das vezes é quase imperceptível.

- caso seu cachorro tenha pelos muito compridos o que dificulta cortar e/ou lixar, coloque na pata uma meia de seda ou de algodão ou luva cirúrgica e empurre as unhas até que fiquem expostas e livre dos pelos.
- quando já estiver super craque você poderá lixar as unhas sem a tampa protetora o que facilita muito para "arrumar" diferentes partes da unha, como por exemplo as lascas.
Obs: Não sou veterinária. As informações desta matéria são decorrentes da minha experiência e do curso de banho e tosa que fiz com a Sra. Hilda Drummond

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Por que o cão balança a cauda?

Por que o cão balança a cauda?



Existe uma grande curiosidade sobreporque os cães abanam o rabo e a explicação para esse típico comportamento canino é bem mais complexa do que se imagina. Para muita gente, abanar a cauda é um sinal de contentamento, mas na verdade, nem sempre é isso que o cão sente e não significa que esteja feliz...
Os cães abanam o rabo quando estão em um estado de expectativa, esperando que algo aconteça, ou, quando estão em dúvida sobre a atitude a adotar, e aguardam até que a situação se defina. Mas são as emoções que determinam a posição do rabo e a intensidade dos movimentos.
Por exemplo, rabo totalmente levantado e movimentos rápidosindica alto grau de excitamento, atitude típica de um cão dominante, curioso, que pode, tanto estar alegre quanto prestes a atacar.
Rabo semi-ereto com movimentos lentos significa que o cão está em estado de atenção, com receio de se aproximar, ou desinteressado e pouco curioso.
Rabo totalmente abaixado sem movimento, atitude comum em cão submisso, pouco motivado e com medo.


Abanar o rabo também pode expressar contentamento, mas é o contexto define a intenção do cachorro. Quando o cão está diante do dono, ele abana o rabo porque está ao mesmo tempo alegre e ansioso, num estado de expectativa pois sabe que algo de bom vai acontecer. Por outro lado, ao ver um animal se aproximando, abanar o rabo é a manifestação de um conflito entre a curiosidade e o receio de entrar numa fria.
A intensidade do medo ou de coragem influenciam a posição do rabo e a velocidade dos movimentos. Odores presentes na região do anus são liberados mais facilmente quando o cão mantém a cauda ereta e a movimenta rápido. Cães dominantes adotam essa postura antes de atacar.
Em estudos recentes sobre o cérebro canino, pesquisadores descobriram que a parte esquerda do cérebro desperta emoções positivas, ligadas a sentimentos de apego e aproximação, que provocam relaxamento e despertam afetividade. Já o lado direito do cérebro atua como um sensor de perigo, estimulando atitudes de afastamento, fuga e luta geradas por emoções negativas como medo e agressividade.
Como o cérebro age de maneira invertida, abanar o rabo para a direita significa alegria e afetividade, ao contrário, rabo para a esquerda é sinal de que o cão está apreensivo. Na dúvida, é melhor não provocá-lo!
Saber interpretar esses sinais é muito importante, pois para os cães, o corpo é sua maior forma de expressão.
Fonte: Espaço Animal
Imagem: Google

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cães Bagunceiro

Imagina só você chegar em casa encontrar uma cena dessas..




esse cão tava muito curioso pra saber qual é o presente de natal
 ops ! rsrs
 faz a bagunças e fica rindo rsrs




Como eliminar as pulgas

Como eliminar as pulgas do ambiente e do cachorro?



As picadas de pulgas causam irritação e desconforto, podendo ocorrer forte reação alérgica em indivíduos mais sensíveis. Os cães com pulgas ficam irritados, mordem-se, arranham a pele, arrancando pelos e causando lesões na pele, predispondo a infecções cutâneas.
Para um combate eficiente, precisamos levar em conta o tipo de ciclo de vida da pulga. Como ela tem um estágio de amadurecimento no ambiente, é necessário tratarmos o ambiente e também o cão.

As formas jovens da pulga são muito pequenas, portanto, mesmo que não as vejamos dentro da nossa casa, é preciso desinfetar os locais onde o animal passa mais tempo.

Atualmente, já existe no mercado medicamentos que podemos usar uma vez ao mês. Alguns atingem somente as formas jovens da pulga, outros somente a pulga adulta.

Advantage

Produto da Bayer, atua no sistema nervoso da pulga. É um líquido que se aplica na pele do animal. Mata pelo contato, já que não é absorvido pelo organismo do animal. É repelente, inseticida e solúvel em água, portanto sai no banho.

Frontline

Semelhante ao Advantage, mas não é solúvel em água. Pode ser usado em filhotes com mais de 8 semanas. Também só mata a forma adulta da pulga.

Program

É um anticoncepcional para pulgas, à base de lufenuron, que ataca as pulgas no seu estágio jovem, impedindo o seu desenvolvimento e amadurecimento. O Lufenuron é um inibidor da quitina, substância formadora do corpo e ovos dos insetos. Não faz mal aos cães, porque não é absorvido pelo seu organismo. Como não é um inseticida, não expõe os cães e a família a um produto perigoso.

Toda vez que a pulga picar o animal, irá ingerir sangue com a droga e esta irá afetar os seus ovos, tornando-os estéreis. Como esses ovos não irão incubar, o ciclo de vida da pulga é quebrado, protegendo o animal e a casa de reinfestações.

Se a casa já tiver pulgas quando começar o tratamento com Program, as larvas e os ovos, que foram postos pelas pulgas antes delas ingerirem o anticoncepcional, ainda irão vingar e gerar novas pulgas. Estas irão se desenvolver em adultas, por 30 a 60 dias, dependendo das condições ambientais, portanto, pode demorar algumas semanas para se sentir realmente o efeito do Program. Mas quando estas últimas morrerem, não haverá mais pulgas.

Em casos graves de infestação, ou em animais alérgicos à pulgas, é melhor usá-lo em conjunto com outro produto que também mate a pulga adulta.

O uso combinado do Program com o Advantage ou Frontline torna desnecessário o uso de inseticidas no ambiente, já que o Program previne o aparecimento de formas jovens de pulgas no ambiente, por ser um anticoncepcional para pulgas.

OBS.: Não devemos nos esquecer de métodos naturais para repelir pulgas do ambiente, como Erva de Santa Maria, folhas de Eucalipto e Arruda.

Atenção!

Quando se faz uso de aspirador de pó na limpeza, este necessita também de cuidados, já que irá aspirar ovos e formas jovens de pulgas, que poderão se desenvolver dentro dele e continuar a in festar o ambiente. Por isso, troque sempre ou lave bem o filtro do seu aspirador a cada uso.

Da mesma forma, durante o banho antipulgas no animal, procure certificar-se que foram mortas todas as pulgas. Após secá-lo bem, verifique se o cão está com pulgas.

Considere:

-Nenhuma, uma ou duas pulgas foram encontradas: o cão tinha uma pequena infestação e, provavelmente, pegou num passeio. Nesse caso, o ambiente ainda não está infestado;
-Várias pulgas foram encontradas: o pet shop possui um ou mais focos de pulga. O ambiente tem que ser tratado, assim como o cão.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cães, nossos Amigos: Por que o cão está sempre de língua de fora?

Cães, nossos Amigos: Por que o cão está sempre de língua de fora?: Por que o cão está sempre de língua de fora? A  língua  do cão serve para muitas coisas. Com ela, é possível sentir o sabor dos a...

Escovando os dente do seu Dog

Você sabia que o certo é escovar os dentes do seu cão todos os dias?
Geralmente, todo cão que não escova os dentes tem mau hálito, mas essa é a menor das suas preocupações.
O que poucas pessoas sabem, é que os cães, assim como nós, acumulam placas bacterianas na boca e isso pode refletir em suas artérias, gerando um problema cardíaco grave.
Então, a melhor coisa que você pode fazer para isto não acontecer, é ter o hábito de escovar os dentes do seu cão diariamente. Isso vai ajudar a mantê-lo saudável e feliz.
O que você pode fazer para facilitar, é criar o hábito de escovar os dentes dele sempre depois de escovar os seus (uma vez por dia já está bom), assim fica mais fácil de lembrar e de criar uma rotina diária. No começo pode ser um pouco difícil, porque a maioria dos cães não gostam muito de escovar os dentes. O que você pode fazer para ajudar, é sempre dar uma recompensa depois, um biscoito, por exemplo.
Este creme natural, além de ser fácil de se fazer, vai te custar muito pouco.
Primeiro, coloque uma quantidade pequena de pasta na escova de dentes do seu cão, então deixe ele provar, provavelmente ele vai querer dar uma lambida, logo em seguida escove suavemente os dentes dele. No começo para facilitar, você pode usar o seu dedo, ou um algodão ao invés de uma escova. Enquanto escova os dentes, converse em tom suave e vá explicando que aquilo vai ser ótimo para ele. No começo pode ser difícil, mas com o tempo ele vai ficando menos agitado e vai acabar indo escovar os dentes bem serelepe todos os dias, porque sabe que vai ganhar um biscoito depois.
De acordo com a Organic Authority , você pode usar a seguinte receita:

Ingredientes
6 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de sal
1 colher de chá de salsa fresca ou seca
1 colher de chá de água
Instruções
1. Misture todos os ingredientes em uma panela pequena e vá acrescentando um pouco mais de água, caso seja necessário.
2. Guarde em um recipiente e feche bem, depois disso é só usar diariamente.

Nota: * Nunca use a sua pasta de dente, em seu cão. Ela tem flúor, que pode fazer muito mal para o seu cachorro, caso ele acabe engolindo.
Espero que vocês experimentem a receita.


Fonte da imagem: Js Dogss

domingo, 1 de dezembro de 2013

Banho no dog

Aprenda da um banho perfeito no seu amigo

Banhar um cachorro pode ser tão complexo quanto banhar um bebê. Assim como os filhotes de humanos, os cães não podem nos avisar quando entra xampu nos seus olhos ou se a temperatura da água não está correta.Tudo o que os pets fazem é nos olhar com seus olhos tristes e sua aparência molhada e engraçada.

A solução mais garantida é entregar o seu animal para um profissional. Nos pet shops, os funcionários são qualificados para banhar e tosar os cães da maneira correta. Mas nem sempre é possível contar com um pet shop. Em viagens os cães podem se sujar, brincar na lama, rolar na grama ou até mesmo, no caso do meu cão, fazer amizade com um gambá! “Nestes casos, o dono se vê obrigado a dar um banho em casa”, afirma William Galharde, supervisor e consultor de estética de todas as unidades do Pet Center Marginal. Confira abaixo as dicas do William para você limpar seu pet sem machucá-lo ou traumatizá-lo.
Preparação:
O xampu humano deixa o cabelo bonito, então deve funcionar para os cães, certo? Não! “Tem gente que usa até sabão de coco para banhar os cachorros, mas o Ph é muito alcalino e faz mal para a pele dos animais”, diz William. Por isso, os produtos veterinários são essenciais.
A água do banho também precisa estar na temperatura adequada, pois o excesso de calor pode levar os pets à morte. “Imagine a água que você banharia um bebê. O banho para os cães deve estar no máximo nessa temperatura”, afirma o consultor. Outro detalhe importante é o cuidado com as orelhas do animal. Faça bolas de algodão hidrófobo (impermeável a líquidos) e coloque nas orelhas do cão.


O banho:
Após molhar com cuidado o seu cachorro, dilua o xampu em uma proporção de quatro partes de água para uma do produto. Isso ajudará a impedir que o xampu se acumule na raiz dos pelos. Dê atenção às patas e dobras do cão, mas evite a proximidade do xampu com os olhos e o nariz do pet. “Animais com focinho curto nunca devem receber água sobre a cabeça, ou podem aspirá-la”, diz William. Molhe apenas as laterais, tomando o cuidado de segurar as orelhas abaixadas, para impedir a entrada de água no nariz e boca do cão. Por fim, enxágue o bicho abundantemente. E tome cuidado, pois as chances dele chacoalhar e te molhar são altas!
Secagem:
Após tirar o excesso de água com uma toalha limpa, seque o animal com o secador de cabelo, utilizando apenas a temperatura fria, e mantendo a distância
de pelo menos um palmo. “Os nós nos pelos são formados na raiz, e não nas pontas, como ocorre com o nosso cabelo. Por isso, escove com suavidade todo o animal”, afirma William.
Recompensa:
Para que seu pet associe o banho a algo agradável, aproveite o momento para fazer brincadeiras e carinho nele. Quando a secagem terminar, ofereça algum petisco ou uma brincadeira. Assim, seu cão ficará feliz ao ver a mangueira da próxima vez, e quem sabe não fará a triste cara de cachorro molhado.
Fonte: Época

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por que o cão está sempre de língua de fora?

Por que o cão está sempre de língua de fora?





 do cão serve para muitas coisas. Com ela, é possível sentir o sabor dos alimentos e ajudar na mastigação, conhecer o ambiente, se expressar. Quando lambe o dono, ele demonstra afeto, carinho e respeito. Entretanto, pode ser que esteja pedindo um pouco mais de atenção. Mas não é só isso.
Uma das utilidades importantes é regular a  do corpo. Você nunca viu um cão suar né? Ele não transpira como a gente (pela pele); por isso, fica com a língua de fora, para respirar e soltar o ar quente. Quando faz isso não significa apenas que esteja cansado, mas que precisa resfriar o corpo.
Assim como muitos bichos, o cão costuma lamber os machucados porque a saliva pode ajudar a limpar a ferida. Entretanto, se passar a língua muitas vezes na mesma região, pode machucar ainda mais.
 – Os cães dão muitos sinais do que estão sentindo. Para entendê-los basta prestar atenção em seu comportamento. Quando estão agachados com as patas para frente e o bumbum levantado, por exemplo, indica que estão chamando para brincar. Se a orelha está em pé, é porque estão prestando atenção em alguma coisa ou estão confiantes. O rabo abanando significa alegria; esticado, é sinal de alerta; para baixo das pernas indica medo ou submissão.