sábado, 9 de novembro de 2013

PEQUINÊS

O Pequinês é um excelente cão de companhia, leal e obediente. Desconfiado com estranhos, é um cão que late pouco e é afetuoso com o dono. É um cão perfeito para apartamentos.
Suas franjas abundantes e seu nariz achatado são características marcantes. Além disso, seu pêlo longo e liso fazem parte do seu visual. A pelagem é dupla com subpêlo espesso. Deve ser escovada três vezes por semana, para se evitar nós.
Ele é um cão pequeno, compacto, destemido e reservado. Alguns cuidados devem ser tomados, principalmente com relação aos olhos. A higiene feita com água boricada para retirar as remelas e evitar o escurecimento embaixo dos olhos deve ser feita freqüentemente. Já a ruga em cima do focinho precisa ser limpa com algodão e água para evitar assaduras e mau cheiro.


O peso, em média, é de cinco quilos para os machos e 5,5 quilos para as fêmeas. A altura varia de 15 a 23 centímetros. A reprodução é feita artificialmente caso o macho não consiga acasalar. Como a cabeça dos filhotes é grande, nos EUA é comum a prática prevenida de cesária.
O Pequinês, como o nome sugere, teve sua origem na China onde, no passado, era considerado sagrado. Por sua origem exótica e distinta personalidade se tornou fascinante aos ocidentais, sendo hoje muito apreciado em todas as partes do mundo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário